Reunindo 12 estandartes confeccionados em juta, a mostra “A Cidade em Estandartes” será aberta nesta quinta-feira, 23, às 15h, no Centro Cultural Dnar Rocha (Rua Mariano Procópio 973 – em frente ao parque do Museu Mariano Procópio). Os trabalhos foram produzidos por mulheres na faixa de 50 a 60 anos, que frequentam a oficina de Artesanato do Programa Gente em Primeiro Lugar, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (AMAC).
“Momentos como esse oportunizam aos nossos frequentadores o acesso a diversas culturas, mostrando a importância do Programa em propagar a produção cultural como estratégia do processo de construção dos indivíduos”.
Luciana Rezende – Gerente de Serviços CRAS/SCFV/PROMAD/PGPL

A exposição permanece em cartaz até 23 de julho, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Produzidos durante as aulas, os trabalhos trazem imagens de prédios e monumentos históricos de Juiz de Fora, como o Paço Municipal, o Parque Halfeld, o Banco de Crédito Real, o monumento do Cristo, o próprio Dnar Rocha, entre outros. Além de juta, as artesãs utilizaram fitas de cetim, flores artificiais, lantejoulas e betume. O trabalho foi coordenado pela articuladora cultural Cintia Chiavegatto, com curadoria de Carlos Elias de Souza, supervisor da área de Artes Visuais do Programa Gente em Primeiro Lugar.”
O coordenador-geral do Programa Gente em Primeiro Lugar, Fernando Valério, conta que a mostra inaugura o corredor que passa a funcionar como espaço para exposições. “Vamos exibir peças confeccionadas durante as oficinas, mas o corredor também será uma opção para apresentar obras de artistas plásticos de Juiz de Fora e região”.