O Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), executado pela AMAC em parceria com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Juiz de Fora (SAS/PJF), promoveu, no dia 24 de junho, uma ação socioeducativa na Praça da Estação, das 15h às 17h30. A atividade teve como tema o acesso à nova via de documentação pessoal e buscou ampliar o vínculo com a população em situação de rua que circula ou ocupa esse espaço público.

A Praça da Estação é, historicamente, um ponto de referência para o fluxo de pessoas em situação de rua no município. Nesse contexto, a ação teve como principal objetivo intensificar a aproximação do SEAS com esse público, sensibilizando e conscientizando sobre a importância da documentação pessoal para o acesso a direitos e serviços.

Além de oferecer orientações sobre a emissão de nova via de documentos, a equipe técnica realizou atendimentos que alcançaram cerca de 14 pessoas. Também foram realizados encaminhamentos importantes para outros equipamentos da rede socioassistencial, como o HPS/SUP, Consultório na Rua, Casas de Passagem e UAI Santa Cruz Shopping. A ação incluiu ainda orientações sobre serviços de migração e benefícios sociais disponíveis

Com iniciativas como esta, o SEAS reafirma seu papel na proteção social de pessoas em situação de rua, promovendo acesso à informação, articulação com a rede e garantia de direitos básicos.