A Associação Municipal de Apoio Comunitário – AMAC, em parceria com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Juiz de Fora, realiza nesta terça-feira, 7 de outubro, a formatura de mais de 150 alunos que participaram das primeiras turmas gratuitas de profissionalizantes do programa “Capacita Comunidade”. A cerimônia será realizada no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (Rua Espirito Santo, 434, Centro), a partir das 18h.

Os alunos participaram de cursos de Coquetelaria, garçom e auxiliar de cozinha no eixo de gastronomia e da formação de Auxiliar de Turma e Auxiliar
Administrativo no eixo de educação, aprendendo técnicas e rotins diárias do mercado de trabalho que possam ser o diferencial no momento de uma
contratação nos setores de gastronomia, creches e escolas. “Fomentamos também o empreendedorismo, já que o conhecimento ofertado pode ser aplicado na formatação de um negócio próprio. O que queremos é oportunizar mudanças reais de vida para essas pessoas”, destaca o Diretor presidente da AMAC, Márcio Vargas.

Luana Aparecida da Silva, 32 anos, é moradora da Igrejinha. Era faxineira, parou de trabalhar para cuidar da filha recém nascida e recentemente teve um AVC que afetou sua memória. “Fiquei sabendo do curso pelo CRAS e foi muito bom pra mim, um incentivo que me despertou interesse em trabalhar nessa área já que eu gosto muito de cozinhar. É também uma terapia. Até ajudou a lembrar de algumas coisas que eu já sabia fazer e com o AVC eu esqueci”, comemora.

Sabrina Costa da Silva atua como auxiliar de serviços gerais e foi uma das alunas do curso de auxiliar de administração. “Eu tinha vontade mas não tinha condições financeiras de fazer um curso de capacitação nessa área. Me agarrei a essa oportunidade, aprendi muita coisa e estou até pensando em fazer uma faculdade”, anuncia.

Daniele da Rocha Xavier, 41, já atua em uma das creches do município mas fez questão de se atualizar. “É importante a gente sempre procurar melhorar. O curso me trouxe novas perspectivas, mais conhecimento técnico e tenho certeza de que novas portas vão se abrir na minha carreira profissional”, afirma confiante.

Kassia Aparecida Cesaria Fernandes é moradora do bairro São Geraldo e descobriu o curso na internet. “A princípio achei que não era verdade um curso de coquetelaria gratuito. Mas chegando aqui vi que era realidade. É conhecimento que vou levar para a vida. Eu super indico”, comemora.

Rachel de Oliveira Nascimento descobriu o curso de auxiliar de cozinha pelo site da Amac e afirma que a partir do que aprendeu pretende empreender. “Eu tinha acabado de sair de uma empresa onde trabalhei por 16 anos. O curso abriu a minha mente e me fez acreditar que eu posso empreender nessa área que eu gosto muito. Me mostrou novos horizontes e oportunidades que eu vou construir pra minha vida”, revela.

O Capacita Comunidade está estruturado em três eixos de formação estratégicos, que atendem às demandas do mercado local: gastronomia, educação e beleza. Vagas para novas turmas serão disponibilizadas para eixos de gastronomia e beleza a partir de 20 de outubro para os cursos de Auxiliar de Cozinha, Garçom, Coquetelaria, Barbearia e Nail Designer.

As informações estarão disponíveis no site da AMAC a partir da próxima semana. São parceiros do programa na execução dos cursos a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Regional Zona da Mata, Equipe Garçonetos, Instituto Edivânia Gonçalves, G.R.A.C Mocidade Alegre e a Ser Mais: Capacitação pessoal e profissional.