A terceira edição do Troca de Saberes e Fazeres reuniu, nesta segunda-feira (3), cerca de 900 profissionais das creches da AMAC, no Real Grandeza, em uma manhã marcada pelo compartilhamento de experiências, pela valorização das equipes e pelo fortalecimento das práticas desenvolvidas diariamente nas unidades de educação infantil.

Promovido pela Gerência de Atendimento ao Serviço de Creche, o encontro teve como objetivo incentivar a troca de conhecimentos entre os colaboradores responsáveis pelo acolhimento e cuidado de mais de 8.336 bebês e crianças atendidos pela instituição.

A programação teve início com a execução do Hino Nacional e do Hino de Juiz de Fora, seguida por uma apresentação musical da dupla Cristiano Ameleto e Leandro Pires, conhecido como Leozera, integrante da equipe de manutenção da AMAC. O evento também contou com a participação do diretor-presidente, Márcio Vargas, do superintendente, Alexandre Andrade, da diretora tesoureira, Wânia Adriana Raquel de Castro, e do diretor-secretário, João de Melo.

Durante a abertura, a gerente de atendimento ao Serviço de Creche, Silvana Spatin, destacou a importância do trabalho realizado pelos profissionais que, diariamente, contribuem para o desenvolvimento das crianças e para a construção de vínculos que ultrapassam o ambiente escolar.

Além dos momentos de reflexão, a programação contou com a apresentação de projetos desenvolvidos nas unidades. A Creche Armando de Moraes Sarmento apresentou o projeto “Reciclar é Brincar”, enquanto a equipe da Creche Dr. Ivan Gaudereto de Abreu compartilhou o projeto “Que som é esse?”, voltado para a musicalização infantil.

O encontro também foi marcado por homenagens emocionantes a colaboradoras com mais de 18 anos de atuação na instituição, reconhecendo a dedicação e a trajetória profissional construída ao longo dos anos. Outro momento especial foi a homenagem aos profissionais que, no passado, foram acolhidos pelas creches da AMAC e que hoje retornam às unidades como colaboradores, contribuindo para a formação de novas gerações.

A programação incluiu ainda sorteios, apresentações musicais e agradecimentos à equipe organizadora, formada pela Gerência de Atendimento ao Serviço de Creche, coordenadores das unidades, equipe de manutenção e demais setores envolvidos na realização do evento.

O Troca de Saberes e Fazeres vai além de um momento de formação: reforça o compromisso da AMAC em valorizar seus profissionais e seguir construindo uma educação infantil mais acolhedora e humana.